Abertura da Jornada Pedagógica 2019 tem noite de confraternização e reflexão

Na última terça-feira (5), aconteceu a abertura da Jornada Pedagógica 2019. Com o tema Alfabetização: um ato de acolhimento, equidade e responsabilidade, a noite realizada pela Equipe técnica pedagógica da Secretaria de Educação, foi um importante momento de confraternização entre os profissionais que atuam no Sistema Municipal de Ensino, para comemorar os resultados positivos alcançados em 2018, como o cumprimento da meta do IDEB e o 18° lugar em Eficiência em Educação entre 412 municípios baianos. Além disso, o evento também foi um momento de reflexão e aprendizado promovidos pela palestra magna, que debateu o tema central da Jornada.


De acordo com o secretário Ribamar Rodrigues, 2018 foi um ano de muitos desafios, onde a Prefeitura investiu muito na estrutura das escolas e na formação de educadores. Ele também defendeu que o ato de alfabetizar precisa ser repensado, buscando formas mais eficientes para incluir os alunos. “O aluno que não é bem alfabetizado se sente inferiorizado e não vai progredir. O nosso objetivo é promover a emancipação intelectual”, completou. 


Já o prefeito Marcelo Pedreira, destacou que o maior legado que pretende deixar ao final da sua gestão é a transformação pelo conhecimento e, por isso, tem investido pesado na educação. Ele também falou que, nestes 25 meses, muitas conquistas já foram alcançadas e creditou à equipe os resultados positivos. “Antes, nós tínhamos uma curva descendente no IDEB. Em 2018, esta curva passou a ser ascendente. Avanços como este nos dão muito mais responsabilidade e ânimo para que possamos fazer ainda melhor em 2019 e 2020”, acrescentou. 


O pós-doutor em Neurociência, Luís Vicente Ferreira, veio de São Paulo, através da FTD, para compartilhar o seu conhecimento na palestra magna e se declarou muito feliz em ver uma cidade tão preocupada com a educação. O palestrante explicou que a Educação Infantil deve desenvolver competências e habilidades através do afeto, da interação social e do movimento, além de dar algumas dicas dos melhores métodos para alfabetizar e sobre o funcionamento do cérebro para o aprendizado. 


A Jornada Pedagógica acontece até a próxima quinta-feira (7) e vai promover palestras e oficinas para todos os profissionais que compõem o Sistema Municipal de Educação, além de avaliações e planejamentos para o ano letivo.