Governador Mangabeira está entre os 20 melhores municípios baianos em eficiência em Educação

Foi com muita alegria que Governador Mangabeira recebeu o resultado do Atlas da Eficiência em Gestão Municipal de Educação do ano de 2018, no qual se classificou em 18° lugar entre 412 municípios baianos. A avaliação foi elaborada pelo I3GS, instituição criada para apoiar as pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília e certificada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O estudo leva em consideração dados como: Investimento educacional por aluno do ensino fundamental; Número de professores e servidores por 100 alunos matriculados do ensino fundamental; Retenção escolar no ensino fundamental taxa de aprovação no ensino fundamental; e Índice de proficiência do ensino fundamental. De acordo com o relatório, o município produz 99% do que poderia produzir considerando os insumos disponíveis.

Além deste ranking, o município tem ocupado posições de destaque em indicadores educacionais, como o índice do Ideb, e o recebimento de uma menção honrosa por uma aluna do CEPAVP, pelo seu bom desempenho nas Olimpíadas Baianas de Matemática, aparecendo entre estudantes das melhores escolas particulares do estado. “Estes resultados são frutos do investimento da gestão municipal em alfabetização, educação infantil, material didático de excelência nas séries iniciais, qualificação profissional dos servidores, melhorias na estrutura física das escolas, aumento da oferta de transporte e fardamento e oferecimento de refeições escolares em quantidade e qualidade jamais vistos na história do município”, defendeu o secretário Ribamar Rodrigues.

Já o prefeito Marcelo Pedreira comemorou a notícia e creditou os números positivos aos investimentos e à competência da equipe liderada pelo secretário. “Como é gratificante começar a colher os resultados de um trabalho desenvolvido com muito amor, dedicação e competência. Esse conjunto de ações, somadas ao comprometimento de todos os servidores das diversas unidades que compõem a Secretaria Municipal de Educação, levam-nos a poder comemorar, com muita intensidade, o resultado divulgado no Atlas”, celebrou.

O gestor também garantiu que o município tem o compromisso de continuar investindo para avançar cada vez mais e oferecer uma educação mais qualificada possível, por acreditar que apenas através da educação é possível construir uma história de sucesso.

Por Simone Santos/AGECOM