III Conferência Municipal de Educação tem grande participação da sociedade mangabeirense

Realizada nesta sexta-feira (2), pela Secretaria de Educação, a III Conferência Municipal de Educação, com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de Políticas para a garantia do direto à educação qualidade social, pública, gratuita e laica”, contou com grande participação de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade mangabeirense.

Com o objetivo de discutir, junto com o governo municipal, ideias para as políticas públicas que serão aplicadas no setor nos próximos anos e, assim, conseguir melhorar cada vez mais a qualidade do serviço, a população lotou o auditório do colégio CEAG.

O secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, destacou que a Conferência é um espaço democrático, onde todos os segmentos da sociedade foram convidados e têm a oportunidade de opinar e discutir. “Estamos aqui para pensar a educação num sentido amplo e definir ações podem ser feitas para melhorar. O nosso objetivo é fazer de Governador Mangabeira uma cidade educadora”, explicou.

O vice-prefeito, Orlandinho Leite, desejou todos estivessem abertos à discussão e que dali surgissem as melhores propostas para o município. O prefeito Marcelo Pedreira afirmou que este é um modelo diferenciado de gestão pública, onde a sociedade tem liberdade e voz para participar da tomada de decisões, e reiterou que o Governo da Mudança está sempre aberto para ouvir as críticas e sugestões da população. “Não tenham acanhamento de falar. Quanto mais a gente ouve as experiências das pessoas, mais podemos seguir por um caminho de acertos, construindo as praticas que vão nos levar a construir um município melhor”, declarou.

Marcelo disse ainda que fica feliz em ver, tão rápido, os resultados positivos da Jornada Pedagógica, que recebeu muitos elogios dos educadores participantes. “Tivemos a oportunidade de trabalhar o aperfeiçoamento, a integração da equipe e a construção de um objetivo que não pode ser apenas do governo, mas de toda a sociedade, compreendendo que não há outro caminho para a prosperidade que não passe pela educação”, defendeu.

Após a solenidade de abertura, foi a vez do momento cultural, onde os facilitadores do Programa Novo Mais Educação apresentaram uma paródia. Em seguida, a leitura do Regimento Interno, que foi aprovado por unanimidade. A professora e avaliadora educacional do Estado, Fernanda Argolo, ficou responsável pela palestra magna, onde falou sobre cada Eixo Temático deu algumas orientações para a discussão das propostas. A palestrante elogiou a participação popular no evento. “Fico muito feliz em ver a grande representatividade da sociedade aqui. Governador Mangabeira está apresentando um diferencial em relação a outros municípios. Geralmente, só os professores vão”, enalteceu.

Já na parte da tarde, foram divididos os grupos para discussão dos Eixos Temáticos e elaboração das propostas. Após a votação das propostas, foram eleitos os delegados que deverão participar da Conferência Estadual de Educação 2018, ainda sem data prevista para acontecer.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira