Município recebe representantes do INEMA para tratar do lixão clandestino

Na última sexta-feira (14), o secretário de Meio Ambiente e Juventude, Derlan Queiroz, e o prefeito Marcelo Pedreira receberam três representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para tratar do problema do lixão clandestino, deixado na cidade pela gestão passada, onde foram descartados indevidamente lixo domiciliar, eletrônico e até mesmo hospitalar. Os impactos observados até agora são graves, como poluição visual, do ar e das nascentes, contaminação do solo, além de oferecer riscos à população que ali vive.

O convite surgiu após diversas conversas entre o secretário e o órgão, já que, desde o início do ano, quando assumiu a gestão, o governo estava muito preocupado com a situação ambiental do município e os danos causados pelo acúmulo de lixo e descarte inadequado.

Por isso, Derlan foi até o Instituto logo no início do ano, já como secretário de Meio Ambiente, onde relatou as necessidades e dificuldades do município na área ambiental, além de solicitar uma visita oficial do órgão para verificar a situação do lixão, considerado um dos problemas mais graves do setor, a partir da qual será elaborado um parecer para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

O especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador da Unidade Regional Portal do Sertão, Messias Gonzaga, parabenizou a atitude do Governo da Mudança. “Achei uma importante iniciativa o gestor municipal procurar o órgão ambiental para tratar dos problemas. É uma atitude muito positiva e incomum que poderia servir de exemplo, porque, geralmente, a maioria quer se esconder do órgão fiscalizador”, elogiou.

Já o especialista e mestre em Meio Ambiente, Anderson Carneiro, disse que é necessário fazer os devidos estudos para avaliar os impactos causados na área utilizada indevidamente como lixão, que já foi desativada pela atual gestão, para tomar as medidas cabíveis e tentar recuperá-la.

O especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e gestor da APA do Lago da Pedra do Cavalo, Marcio Pimentel, disse que esse trabalho é importante também para a APA, já que qualquer ganho ambiental do município refletirá também na área.

O secretário de Meio Ambiente lembrou que este foi um problema herdado da antiga gestão, mas que o Governo da Mudança, tendo consciência ambiental e responsabilidade com a saúde pública, não poderia deixar de se preocupar em resolvê-lo. “Tudo o que for de responsabilidade do Município para viabilizar os estudos e a recuperação da área será feito”, garante. Derlan lembrou ainda que, no início do ano, foram retiradas mais de 200 caçambas de lixo que estava acumulado por todo o município, através da chamada Operação Faxinaço.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Pular para o conteúdo