Prefeito e vice-prefeito participam de comemoração do Dia do Produtor de Tabaco

Na manhã de ontem (26), o município de Governador Mangabeira foi escolhido para sediar um importante evento do setor da agricultura. Apesar de ser comemorado oficialmente em 28 de outubro, aqui, o Dia do Produtor de Tabaco foi celebrado antecipadamente. Organizado pelo Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (SINDITABACO), o evento itinerante está em sua segunda edição – a primeira foi realizada em Cruz das Almas.

Com a participação de mais de 300 agricultores do Recôncavo, superando a expectativa de público, a comemoração teve uma programação voltada para os produtores e suas famílias, com homenagens e sorteios. Os participantes também puderam aprofundar seus conhecimentos com uma palestra sobre Boas Práticas Agrícolas, ministrada pelo gerente regional do SEBRAE, Carlos Henrique Nunes, que deu dicas sobre como cuidar do negócio e melhorar a produtividade. Os diversos prêmios sorteados foram doados pelas empresas DANCO, Ermor Tabarana e Fumex, grandes indústrias do ramo tabagista que atuam na região.

O prefeito Marcelo Pedreira e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Orlandinho Leite, fizeram questão de prestigiar os agricultores neste dia tão importante. O prefeito destacou que o cultivo de fumo é um dos maiores vetores econômicos do Recôncavo e agradeceu às empresas pelo investimento na região, o que contribui para o desenvolvimento local. Marcelo agradeceu também aos produtores, reconhecendo a importância da atividade para a economia do município. “O nosso governo reconhece a força do trabalho destes homens e mulheres que cultivam o fumo por todos os cantos da cidade. É bonito andar pela zona rural e ver cada palmo desta terra plantado”, completou.

Ele também se colocou à disposição e garantiu que o Governo da Mudança fará tudo que for possível para facilitar a produção e oferecer melhores técnicas e adiantou que vai enviar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para que o dia 28 de outubro seja instituído oficialmente como o Dia Municipal do Produtor de Tabaco.

O diretor executivo do SINDITABACO e organizador da comemoração, Marcos Augusto Souza, explicou que o município foi escolhido porque vem se destacando na produção e no beneficiamento de tabaco. Ele disse ainda que ficou surpreso com a parceria e a receptividade da Prefeitura com o evento. “Governador Mangabeira está de parabéns. Agradeço ao prefeito, que aceitou imediatamente todos os nossos pedidos, pela oportunidade de realização desse evento. Em outros municípios onde ele acontece, prefeitos normalmente mandam seus representantes, aqui nós tivemos a honra de ter a presença do prefeito, do vice-prefeito, de alguns secretários e vereadores. Fomos muito bem recebidos”, elogiou.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira