Secretaria de Educação realiza Seminário de Gestores para avaliar as ações desenvolvidas nas escolas em 2017 / 2018

Nesta quarta-feira, 03 de abril, a Secretaria de Educação e Cultura realizou o 1º Seminário de Gestores – O CHÃO DA MINHA ESCOLA: AVALIANDO E SOCIALIZANDO AS PRÁTICAS. Um evento para avaliar a educação mangabeirense sob um novo prisma: a partir do ponto de vista dos profissionais que fazem a gestão escolar, avaliar as ações desenvolvidas e as experiências vivenciadas no dia a dia das escolas, em 2017 e 2018.

O secretário Ribamar Rodrigues abriu o evento falando sobre a importância em avaliar as ações realizadas no biênio a partir das experiências vividas por quem dirige as escolas. Em seguida, o prefeito Marcelo Pedreira ressaltou o papel do seminário em compartilhar tudo o que está sendo feito pelo governo, para que a comunidade seja devidamente informada e possa participar desse grande momento vivido pela educação no município.

Depois da abertura, os gestores das escolas fizeram suas apresentações, divididas entre ações administrativas e pedagógicas. Na área administrativa foram unânimes as referências aos investimentos nas melhorias da infraestrutura das escolas, através das reformas e requalificações. Outras ações nesta área foram as aquisições de mobiliários, eletrodomésticos, equipamentos e utensílios. Na área pedagógica, os gestores se concentraram na exposição dos índices do IDEB e nas ações desenvolvidas para incrementar esses números. Foram avaliados também os projetos: Família na Escola, Semana da Criança, Festas Juninas, Projetos de Leitura e hortas escolares, dentre outros.

Ao final, a coordenadora Elaine apresentou o Projeto da 2ª Edição do Mangabeira Mobiliza, que tem como objetivo melhorar os índices do IDEB nas escolas municipais, através da mobilização dos profissionais de educação, estudantes e comunidade. Ribamar Rodrigues encerrou o Seminário agradecendo a todos os presentes e o Chefe de Gabinete, Pedro Borges agradeceu em nome do prefeito.

O secretário Ribamar avaliou o Seminário para a nossa reportagem: “O 1º Seminário de Gestores Escolares teve como perspectiva avaliar as ações desenvolvidas nas diversas unidades de ensino; oportunizar o acesso às experiências pedagógicas e realizar uma verdadeira prestação de contas do nosso trabalho. Atribuo uma enorme grandeza a este evento, pois os protagonistas são os gestores, aqueles que estão no dia a dia da escola, ou melhor, no chão da escola. A administração pública requer atos de transparência e o que fizemos hoje foi justamente isso: prestar contas do biênio 2017/2018, através da análise das ações em duas áreas fundamentais: a Pedagógica e a Administrativa”.