Secretaria de Infraestrutura realiza intervenções para resolver problemas causados pelas chuvas

As fortes chuvas que afetaram nosso município nos últimos dias – completamente fora da normalidade – provocaram problemas em diversos locais. Quem acompanha o noticiário viu que alagamentos ocorreram em toda a Bahia, em especial no Recôncavo, não somente em Governador Mangabeira. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Climatempo, o mais importante portal de meteorologia do Brasil, em apenas duas horas choveu 73 milímetros, quantidade muito maior do que o esperado para todo o mês de dezembro, que era de 65 milímetros. Nenhuma cidade consegue suportar tamanho volume de chuvas.

A Prefeitura Municipal se solidariza com os moradores dos locais afetados pelas chuvas e está trabalhando para evitar que a situação se repita. A atual gestão já vem resolvendo antigos problemas, como o alagamento da rua José Martins, um dos mais críticos pontos de alagamento do centro da cidade há quase duas décadas, uma obra que custou menos de 4 mil reais e foi suficiente para resistir às chuvas, drenando a água rapidamente.

Na esquina das ruas 14 de Março e Capitão Silvério, a Prefeitura realizou uma intervenção, instalando novas manilhas, mais que dobrando a capacidade de vazão e drenando a água acumulada numa velocidade muito maior. Mesmo assim, com o volume de chuvas dos últimos dias, ainda ocorreram alagamentos no local e a Secretaria de Infraestrutura está realizando estudos para resolver o problema em definitivo.

Nos bairros do Projeto e Loteamento Iemanjá, as obras ainda não foram concluídas e, por isso, ainda não é possível avaliar o resultado do impacto das chuvas. A equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura já realizou diversas visitas técnicas aos locais afetados e iniciou um trabalho topográfico para identificar pontos críticos e possíveis soluções para estes problemas.

Problemas como o da entrada do Gravatá, onde uma obra mal executada no governo anterior não respeitou o nivelamento da estrada e as águas das chuvas estão invadindo as residências. Ou como no bairro do Portão, onde algumas ruas sofrem com problemas antigos. Mas, assim como está sendo feito em outros pontos, em breve estas ruas não sofrerão mais transtornos.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Albano Fonseca, afirmou que o compromisso do governo municipal é continuar trabalhando para solucionar os problemas. “Estive nos locais atingidos, com engenheiros e técnicos da Secretaria, para avaliar os estragos. Muitos deles causados pelas chuvas, mas também por obras mal executadas da gestão anterior. Estamos trabalhando, agora chegou a hora de resolver!”, afirmou.

O secretário está disponibilizando o seu número de telefone e WhatsApp para que, em qualquer situação emergencial, a população possa entrar em contato. O número é 75 98143-1234.