USF do Projeto leva serviços de Saúde para a comunidade do Vale do Hebron

Percebendo a necessidade de levar os serviços de Saúde para mais próximo da população, a equipe da Atenção Básica teve a ideia de levar a estrutura da Unidade de Saúde da Família (USF) para localidades mais distantes. A primeira ação aconteceu na última quinta-feira (7), onde a Unidade do Projeto chegou até o Vale do Hebron, abrangendo também a população da Vila Santo Antônio e Rua Eunice Fonseca, que vinha solicitando uma ação voltada para estes locais.

Durante todo o dia, utilizando o espaço externo da residência de uma Agente Comunitária de Saúde, foram oferecidos: consultas médicas, avaliações odontológicas, marcação de exames, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C e aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de alguns pequenos procedimentos que são realizados na Unidade. A ação foi muito bem aceita pela população, com mais de 100 atendimentos.

De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade, Queila Machado, a ideia surgiu para aproximar as USFs das comunidades, melhorando assim a eficácia do serviço. “Com o crescimento do município, surgiu a necessidade de levar as ações para as áreas mais distantes da unidade. No caso do Projeto, a gente percebe que é complicado sair do Vale do Hebron, da Vila Santo Antônio ou da Rua Eunice Fonseca para ir até lá, especialmente no verão, às vezes com crianças, então criamos essa estratégia de levar o posto ate a comunidade. Os pacientes participam com mais eficácia, porque, muitas vezes, eles marcam e desistem de ir até a unidade”, explicou.

A ação está prevista para acontecer também em outras unidades. Na data provável de 12 de fevereiro, será a vez da comunidade de Aldeia receber os serviços da USF de Queimadas.